Educação Infantil

O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.

A educação Infantil constitui um segmento importante no processo educativo, ela adquire uma função transcendental como o primeiro e decisivo passo para a efetivação de uma educação integral, estabelecendo a base para a formação de seres críticos, participantes, criativos que busquem uma renovação constante de si mesmos e da sociedade.

Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia e concentração, tendo como objetivos fazer com que a criança resolva conflitos, organize seus materiais, explore o conhecimento, crie, sonhe, entre em contato com a rotina escolar e desenvolva uma postura de estudante, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive.

A escola se tornou, nos últimos anos, um lugar privilegiado para a brincadeira, muitas vezes substituindo os quintais e ruas, em especial nas grandes cidades. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social, desenvolvendo a habilidade de movimento, coordenação motora e entendimento das regras do jogo. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática. Mas não apenas isso: ela desenvolve, fundamentalmente, suas relações, estrutura seus valores, aprende a ser criança.

crianças brincando - escola particular nova era criativa
Escola Nova Era Criativa

A Educação infantil passou a ser vista por um novo ângulo, valorizando-se a criança e sua cultura, considerando-a ativa e capaz de construir o seu próprio conhecimento. O objetivo é que a criança se torne um cidadão ético, responsável, capaz de conviver num ambiente democrático, capaz de pensar, refletir dentro do mundo que a cerca.

Crianças cantando o Hino Nacional

Na Escola Nova Era Criativa as atividades são elaboradas dentro de um projeto de aprendizado e sob os olhares atentos de nossos educadores. O professor passa a assumir o papel de mediador entre a criança e o mundo. A família é coparticipativa no processo de ensino-aprendizagem e os conteúdos são desenvolvidos de maneira lúdica, respeitando-se a bagagem cultural de cada um. Acompanhar as evoluções de cada aluno no dia a dia e estar por perto para incentivá-los a continuar superando obstáculos é o que nos fortalece e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.